“Somos Felizes Juntos” é uma série sobre família, luto e felicidade. Nesse projeto eu registrei a minha família enquanto nos reunimos para as comemorações e feriados, os únicos momentos que passamos juntos depois que meu pai faleceu há alguns anos. Durante esses momentos nós tentamos ter uma vida contínua junta, como se cada separação fosse congelada no tempo para ser descongelada apenas em nossa próxima reunião. Nós nos divertimos juntos, crescemos juntos, discutimos nossos planos para o futuro e lidamos com o luto juntos na esperança de seguir em frente.

Iniciei esse projeto registrando os eventos especiais, a diferença se dava pelo fato de nossos únicos momentos juntos eram esses eventos pois minhas irmãs foram morar em outras cidades após a morte de nosso pai. De uma certa maneira, as comemorações viraram nosso dia a dia pois eram nossa única realidade juntos. Ao fotografarmos nossa própria família, normalmente fazemos a escolha de apenas registrar os momentos felizes pois são esses que queremos lembrar. As brigas e desentendimentos não merecem espaço nos albums de família, os aniversários sim. No meu caso, apenas os aniversários poderiam aparecer nos albums pois eram nossos únicos momentos juntos.

A felicidade é presente em nossas comemorações em família. São nossas viagens em grupo, festas de formatura ou momentos antes de sairmos para jantar. Eu fotografei tudo focando nos momentos mais felizes, mas a vida após a morte de alguém próximo é estranha. Por trás de todos os momentos alegres é possível notar uma tristeza que paira no ambiente. Foi assim que vivemos com o luto. Não foram poucas semanas de extrema tristeza em que não conseguimos fazer mais nada alem de chorar, nós estávamos felizes e comemorando, mas assim que as conversas paravam e a bebida acabava éramos forçados a encarar o luto. Os momentos felizes que passamos juntos são sempre acompanhados do ar de tristeza de não estarmos completos.